Glenn Martens é o novo diretor criativo da Maison Margiela!
- Gaby Camargo
- 29 de jan.
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de mar.
1 mês e meio após a saída de John Galliano da Maison Margiela, foi confirmado: Glenn Martens é o novo diretor criativo da marca! O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29/01), e a escolha promete marcar uma nova fase para a Maison.
Neste post, vou te contar tudo sobre Glenn Martens, por que ele é a pessoa certa para esse cargo, a trajetória de John Galliano e o que podemos esperar dessa nova era da Margiela. Será que Glenn vai seguir o caminho de Galliano ou trazer uma abordagem completamente diferente?
quem é glenn martens?
Glenn Martens (41 anos) nasceu na Bélgica, na cidade Bruges e se formou em designer de interiores, porém depois descobriu sua paixão e foi aprovado em moda na Royal Academy of Fine Arts (na Antuérpia). Em 2013 assumiu a criação da Y/Project (após a morte do fundador, Yohan Serfaty), mas no ano passado ele deixou a label.

Em uma entrevista sobre a nomeação na Maison Margiela, Glenn fala: “Sinto-me extremamente honrado em me juntar à incrível Maison Margiela, uma casa verdadeiramente única que inspira o mundo há décadas. E agradeço a Renzo (executivo da marca) pela confiança que ele está depositando em mim”
por que ele é a pessoa certa pra isso?
A estética de Glenn é arquitetônica e experimental — o que combina muito com a essência da Maison! No momento, Glenn também é Diretor Criativo da Diesel, onde ele resgatou a relevância e transformou a Diesel em uma marca super desejada.

Além disso, a Diesel e a Maison fazem parte do grupo OTB, o que torna essa transição ainda mais natural. Renzo Rosso, fundador do grupo, declarou: “Trabalhei com Glenn por anos, testemunhei seu talento e sei do que ele é capaz. Depois de Martin, que deu vida à Maison com sua abordagem artesanal única, e John, que a levou ao auge da alta-costura vanguardista, tenho orgulho de ter um terceiro estilista no comando”.
Já de acordo com a WWD, Stefano Rosso, filho de Renzo e presidente da Maison Margiela, afirmou que Glenn assume a marca “em um momento-chave de sua história, seguindo trilhas bem definidas e sólidas”. Ou seja, sua chegada promete ser um novo capítulo marcante para a Maison!
trajetória de john galliano
John Galliano (que deixou a Maison no ano passado) nasceu em Gibraltar, em 1960, mas cresceu em Londres. Desde cedo, já mostrava um olhar diferente para a moda, e foi na Central Saint Martins que ele realmente brilhou, com uma coleção de formatura inspirada na Revolução Francesa que impressionou todo mundo.

Nos anos 80, ele lançou sua própria marca, mas acabou enfrentando problemas financeiros. Ele se mudou para Paris e conquistou o apoio de pessoas influentes na moda, como Anna Wintour. Em 1995, foi nomeado diretor criativo da Givenchy, mas foi em 1996, quando assumiu a Dior, que ele realmente brilhou! Era incrível como ele contava história através das roupas. Lá, revolucionou a marca com seu estilo teatral e desfiles inesquecíveis, trazendo inspirações que iam da Belle Époque ao Oriente, sempre com um toque dramático e impecável.
Porém nem tudo são flores e em 2011 ele acabou sendo demitido da Dior por conta de alguns escândalos, passou anos afastado da indústria e buscou reabilitação. Em 2014 ele voltou com tudo e foi nomeado como diretor criativo da Maison Margiela, onde ele reformulou a marca mantendo a essência, mas com um toque mais John Galliano —, bem dramático e artesanal. Ele permaneceu na marca por aproximadamente 10 anos, deixando-a no ano passado.
o que esperar dessa nova era da Maison?
Por enquanto, não foi divulgada uma data para a estreia de Glenn na Maison. No ano passado John trouxe uma coleção de alta-costura incrível e ao longo da sua trajetória it bags que todo mundo deseja até hoje, vai ser difícil para Glenn causar o impacto que o John causou. A questão é: será que ele vai seguir pelo caminho que John Galliano estava seguindo ou vai trazer algo totalmente novo?
Uma coisa é certa: sua chegada vai mudar o futuro da marca — para melhor ou pior, só o tempo dirá. Mas, considerando seu talento para misturar alfaiataria e streetwear, ele parece ter tudo para fazer essa transição de forma incrível. Aposto que vem muita inovação, coleções impactantes e uma nova era para a Maison!
Comments